Atualmente homens e mulheres estão atentos ao aspecto da beleza corporal e existem diversas maneiras de cuidar da aparência através de procedimentos que não agridem o corpo nem usam nenhum tipo de fármaco que possa vir causar danos a seu organismo ou seu metabolismo.
A estética corporal objetiva dar uma melhor definição aos contornos corporais por meio de redução de medidas, combate à celulite, flacidez, gordura localizada e todos os transtornos que comprometem a silhueta. Para saber qual o melhor tratamento a ser seguido em cada caso, tendo em vista as diferenças corporais é necessária uma avaliação prévia, para indicação do programa de tratamento a ser utilizado.
São realizados diversos procedimentos:
Termoterapia: Mantas térmicas, utilizadas na redução de medidas, facilitando a penetração de princípios ativos pela vasodilatação e pela permeabilidade cutânea.
Ultra som: Promove aquecimento pelo atrito de ondas ultrassonoras, levando a melhora da circulação local. Há desfibrilização da gordura, facilitando o extravasamento do interior celular para o meio intersticial, diminuindo o tamanho das células adipocitárias.
Endermoterapia: Procedimento estético realizado por meio de um aparelho que produz sucção e rolamento, para eliminar toxinas, reduzir a celulite e a gordura localizada. É um método não invasivo para tratamento da celulite, com efeciência comprovada para melhoria do contorno corporal, sem necessidade de intervenção cirúrgica. Agindo sobre os tecidos pelo princípio do palpar rolar, faz uma massagem profunda na pele e tecido subcutâneo que, através da pressão negativa da sucção, estimula a vascularização e a eliminação de toxinas. Reduz a retenção de água, favorecendo o funcionamento dos sistemas venoso e linfático, sendo capaz de moldar o corpo e reduzir volume, potencializando a lipólise nos níveis mais profundos da gordura. Quanto ao nível da pele, realiza uma esfoliação que elimina as células mortas, tonificando a pele e devolvendo seu brilho natural.
Massagem modeladora: Realizada através de movimentos mais vigorosos movimentando a massa corpórea. Para isso existem várias técnicas nas quais são empregadas conforme a necessidade de cada caso ou protocolo a ser seguido.
Drenagem linfática: Manobras com as mãos, com o objetivo de drenar o excesso de líquidos e toxinas retidos nos tecidos ou edema, levando esse líquido de volta à circulação sanguínea para que seja encaminhado aos órgãos de eliminação. A drenagem linfática ativa as trocas circulatórias e metabólicas resultando em um equilíbrio de funções e harmonia estética do corpo. Auxilia na eliminação da celulite e gordura localizada.
Corrente russa: Estimulação isotônica e isométrica, trabalhando fibras musculares, tonificando-as e intensificando a sustentabilidade da malha cutânea depositadas sobre os músculos. Usado para, entre outras coisas, flacidez muscular, drenagem linfática, relaxamento muscular, abdominais, levantamento de glúteos.