O joelho é uma articulação formada pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia e pela patela. Possui ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos, que amortecem os impactos sobre as cartilagens.
Uma articulação de joelho saudável possui estabilidade que é proporcionada pelas estruturas que compõem a mesma e uma musculatura flexível e forte, de forma a suportar os impactos, proteger e promover os deslocamentos.
As dores podem ser causadas por problemas diversos, que vão desde problemas estruturais, até lesões, sobrecarga, desalinhamento dos membros inferiores, ausência de alongamento, falta de estabilidade, e desgaste da articulação. Há casos em que a dor pode evoluir com outros sintomas, como inchaço, dormência, rigidez muscular ou fraqueza, podendo até mesmo irradiar para outras partes do corpo.
Cuidando dos Joelhos
Adotando pequenas ações a dor pode ser aliviada:
- Ingerir alimentos com propriedades anti-inflamatórias, como gengibre, cúrcuma, sementes de chia e evitar alimentos com alta quantidade de açúcar pois podem agravar qualquer inflamação no corpo;
- Fazer compressas geladas;
- Utilizar ataduras que além de reduzir o inchaço também serve como apoio;
- Elevar a perna dolorida ou fazer massagem com intuito de melhorar a circulação no local.
Além disso, é indispensável procurar um especialista para identificar a causa do problema e indicar o tratamento adequado após avaliação. Assim, é recomendado seguir algumas medidas como orientações:
- Evitar ficar muito tempo em pé ou na mesma posição;
- Realizar atividade física lentamente, como caminhada e de preferência em local plano;
- Praticar exercícios para alongar e fortalecer a musculatura tanto do joelho quanto de outras regiões para distribuir a carga de peso igualmente;
- Alinhamento da postura através de tratamentos como Reeducação Postural Global (RPG);
- Confecção de palmilhas posturais.